NOTÍCIAS

31/01/2020

Campeã mundial e medalhista olímpica, gerente Adriana Santos destaca foco da seleção feminina

.:: campea_mundial_e_medalhista_olimpica_gerente_adriana_santos_destaca_foco_da_selecao_feminina_41822_1_pt.jpg ::.

Acorda. Treina. Almoça. Treina. Janta. Dorme. Essa é a rotina da seleção brasileira feminina em Belgrado, na Sérvia. Treinando na Vizura Academy, na capital do país, as meninas contam com toda estrutura necessária em um só local: academia, hotel, refeitório e quadra. Assim, sem deslocamento e com uma estrutura usada também por atletas da NBA como Nikola Jokic, o grupo redobra o foco antes de um Pré-Olímpico Mundial complicado e que valerá vaga na Olimpíada de Tóquio.

Gerente da seleção feminina, Adriana Santos destacou a importância de uma preparação assim. A Confederação Brasileira de Basketball organizou, ao lado do Comitê Olímpico do Brasil, a melhor preparação possível desde o Rio de Janeiro. Na segunda, dia 3, às 14h (de Brasília), o time enfrenta a Sérvia em amistoso fechado, sem público ou imprensa.

- As meninas estão bem focadas. Treinando intensamente. Focadas primeiramente em Porto Rico, nosso primeiro desafio. As condições aqui são as melhores possíveis, um CT apropriado para o que queríamos. Quadra, academia. Não precisamos pegar transporte. Isso facilita os horários. A quadra está livre o tempo inteiro. Podemos fazer o melhor treinamento possível. E elas, junto com a comissão técnica, estão focadas. Sabemos que não é fácil. Cada jogo será muito disputado. Tentamos proporcionar para elas tudo de melhor para pensarem só em treinar e jogar - explicou Adriana.

Campeã mundial com o Brasil e duas vezes medalhista olímpica, Adriana já viveu essa experiência de Pré-Olímpico.

- A gente que já esteve lá, sabe que estando com a cabeça tranquila e focando no objetivo, a gente tem uma grande chance de conseguir um bom resultado. As meninas estão felizes, treinando bem, a parte médica, técnica, todo mundo junto, unido, para que possamos nos apresentar bem. Esse é o nosso objetivo - destacou Adriana Santos.

A estreia no Pré-Olímpico de Bourges, na França, será no dia 6, às 14h, com transmissão do SporTV. No dia 8, o Brasil pega a França, às 16h30, e fecha o Pré-Olímpico no dia 9 contra a Austrália, às 10h. O torneio dá três vagas em Tóquio 2020.

As novidades desta convocação ficam por conta da pivô Carolina e da armadora Alana. Lesionada, a pivô Nádia Colhado não pôde participar dessa etapa de treinos, assim como a pivô Stephanie Soares, com compromissos universitários nos Estados Unidos.

A seleção feminina vem numa crescente. O Brasil conquistou os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, quebrando um jejum que vinha desde 1991. Depois, foi bronze na AmeriCup, fazendo ótimos jogos contra Canadá e Estados Unidos. Por último, venceu Argentina e Colômbia no Pré-Olímpico das Américas para se classificar para o Pré-Olímpico Mundial de Bourges.

A CBB é o órgão nacional do basquete. É uma associação independente, formada por 27 federações por todo o Brasil. É reconhecida como a única autoridade competente no basquete pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

SELEÇÃO BRASILEIRA

Armadoras
Débora Costa - SESI Araraquara
Lays da Silva - Vera Cruz Campinas
Alana Gonçalo - Santo André

Alas/Armadoras
Tainá Paixão - Sampaio Basquete
Isabela Ramona - Sampaio Basquete
Patrícia Teixeira - Vera Cruz Campinas

Alas
Tatiane Pacheco - Sampaio Basquete
Raphaella Monteiro - Sampaio Basquete

Alas/pivôs
Damiris Dantas - Busan BNK Sum-KOR
Mariana Dias - Vera Cruz Campinas
Clarissa Santos - Asvel Lyon-FRA

Pivôs
Erika Souza - IDK GIPUZKOA UPV-ESP
Maria Carolina Oliveira - Pró-Esporte Sorocaba

Comissão técnica
Gerente técnica: Adriana Aparecida dos Santos Lopez
Coordenador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: José Alves dos Santos Neto
Assistentes técnicos: Virgil Lopez e João Camargo
Preparador físico: Diego Falcão
Médico: Paulo Roberto Queiroz Szeles
Fisioterapeutas: Isabel Rosa e Jordana Reis
Massoterapeuta: Juliana Angelica Bouvie
Assessoria de imprensa: Thierry Obhed Gozzer

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.572.588

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos