NOTÍCIAS

24/07/2018

Na Festa dos Melhores de 2017, FPB faz homenagem a quatro ícones do basquete

.:: conteudo_36887_1.jpg ::.

A Federação Paulista de Basketball, em mais uma festa da entrega dos prêmios aos melhores do ano, vai homenagear na próxima segunda-feira (30), no Salão Nobre do Corinthians (rua São Jorge, 77), quatro dos principais ícones do basquete brasileiro. O nome do troféu que será entregue aos melhores atletas da temporada 2017, terá o nome de nada menos que Wlamir Marques, bicampeão mundial e duas medalhas olímpicas. Junto com o Diabo Loiro, apelido que eternizou Wlamir, também serão homenageados Amaury Pasos, o El Pelao, também bicampeão mundial e duas medalhas de bronze olímpico e o ex-armador Pedro Vicente Fonseca, o Pecente, campeão mundial de 1959, no Chile.

Além dos três jogadores, a FPB irá colocar no Hall da Fama da entidade a lendária ex-jogadora e técnica Maria Helena Cardoso, com mais de 50 anos dedicados ao esporte. Maria Helena é um símbolo do basquete feminino, inclusive comandando à Seleção Brasileira em momentos históricos: medalha de prata no Pan de 1987, em Indianápolis, medalha de ouro no Pan-Americano de Havana, em 1991 e, depois, classificando o Brasil no Pré-olímpico de Vigo, na Espanha, para a primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

“Você não imagina a felicidade que recebi a notícia da homenagem. Afinal são 50 anos dedicados ao basquete paulista, sendo 20 como jogadora e 30 como técnica. O basquete sempre foi minha vida e ser reconhecida pelo que fiz é muito bom”, afirmou Maria Helena Cardoso que atualmente vive em Campinas.

Junto com Maria Helena Cardoso no Hall da Fama, passa também figurar o técnico Tácito Pinto Filho, um dos maiores talentos para descobrir valores da história do basquete paulista. Foi jogador do Pinheiros, onde começou a ser treinador da base, dirigiu também a equipe adulta e hoje é técnico na base do Círculo Militar de São Paulo.

Amaury, único atleta do mundo a ser eleito MVP em dois mundiais – 1959, no Chile e em 1963, no Rio de Janeiro – é uma das maiores glorias do nosso esporte. “Será uma honra para mim receber essa homenagem da Federação Paulista. Foi através dela que fui pela primeira vez filiada quando comecei no Tietê”, afirmou Amaury, que depois jogou no EC Sírio e encerrou a carreira jogando pelo Corinthians, ao lado de Wlamir Marques, seu eterno companheiro de seleção.

TROFÉU WLAMIR MARQUES

No ano passado, Magic Paula levou o nome dos Melhores do Ano da FPB. Esse ano, Wlamir Marques. O bicampeão mundial e duas medalhas olímpicas, ficou muito feliz com o convite feito pelo presidente licenciado, Enyo Correia. “Quando o Enyo me procurou no Corinthians que iria fazer essa homenagem a mim, fiquei muito feliz, muito satisfeito. Sei que muitos ex-jogadores e dirigentes já receberam essa honraria e agora chegou minha vez. Você fica imaginando que o garoto que irá receber, vai querer tirar foto comigo e guardar eternamente esse momento. Isso é muito bom”, disse Wlamir.

Wlamir lembra também que na época em que jogava, muitas seleções paulistas eram mais fortes que a Brasileira, que só não eram 12 jogadores paulistas que defendiam o Brasil por causa de política. “Tivemos seleções paulistas fortíssimas e eu estive nelas. Era um prazer tão grande defender São Paulo como defender o Brasil, porque existia uma rivalidade grande”, disse o Diabo Loiro que irá ao Corinthians, seu clube do coração, acompanhado da neta Fernanda Marques.

Wlamir é puro carisma. E lembra que o basquete brasileiro demorou lembrar que sua geração fez muito pelo basquete. “Parei de jogar há mais de 50 anos e só agora estão lembrando que existimos, graças as novas gestões. Antigamente, quando podíamos andar normalmente, ninguém fazia esse tipo de homenagem. Fico feliz e muito satisfeito”, completou Wlamir.

Foto: Divulgação/FPB

Fonte: Juarez Araújo

 

    • Você é nosso visitante número
      16.622.643

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos