NOTÍCIAS

29/06/2018

Franca recebe grandes times para Torneio de Basquete de Base

.:: conteudo_36680_1.jpg ::.

A partir da próxima segunda-feira, dia 02 de julho, Franca será Capital Nacional Basquete de Base. A cidade irá receber as principais equipes Sub-13 e Sub-15 do Brasil para a disputa do 4° Torneio de Basquete de Franca.

 

A competição prevê partidas em três locais: Ginásio Pedrocão, Ginásio do SESI e quadra Chuí Esportes. Ao todo serão aproximadamente 400 atletas divididos nas duas categorias e compondo 22 equipes. No Sub-13 irão disputar o título os francanos Chuí Esportes e Instituto ASPA, além de Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Paulistano-SP, Minas Tênis Clube-MG, Luso de Bauru, Ginastico-MG, Thalia Amelj de Curitiba-PA, Inter Santos-SP e AMAB Mauá-SP.

Já na categoria Sub-15 estão confirmados: Chuí Esportes-SP, SESI Franca Basquete-SP, Inter Santos-SP, AMAB Mauá-SP, Fluminense-RJ, Minas Tênis Clube-MG e Olympico-MG.

 

O 4° Torneio de Basquete de Franca ganhou status de “Mini Campeonato Brasileiro” e cada vez mais atrai equipes consideradas tradicionais no basquete nacional. “Este ano estamos com mais equipes do Rio de Janeiro, mais times de Minas Gerais e até do Paraná. Isso prova que nosso nível técnico só aumenta e o intercâmbio esportivo e cultura se fortalece”, disse Marco Aurélio Chuí, organizador do evento junto com o Instituto Chuí.

 

O Torneio surgiu em 2015 com o objetivo de proporcionar mais ritmo de jogo as equipes de Franca que disputam competições estaduais e nacionais no basquete de base. Neste ano foram sete participantes. Em 2016 o número subiu para 16 times e no passado, 20 equipes.

 

“O Torneio de Franca é uma competição que está no calendário oficial do Flamengo. No ano passado viemos só atletas do Sub-13. Este ano vamos com duas equipes nesta categoria, além de estarmos também no Sub-15. O nível aqui é muito forte”, afirmou Paulo Chupeta, coordenador de Basquete do Flamengo do Rio.

 

O Torneio será aberto oficialmente na segunda-feira, com uma cerimônia de abertura marcada para às 19h30, no hotel Dan Inn. Além do desfile das delegações, o evento terá juramento do atleta, exposição das premiações e coletiva de imprensa. Os jogos começarão na terça-feira, dia 03 indo até o sábado, dia 07, com as finais.

 

O 4° Torneio de Basquete de Franca é realizado pelo Instituto Chuí com os apoios de: SESI-SP, Franca Basquetebol Clube, Confederação Brasileira de Basquetebol, Federação Paulista de Basquetebol, Liga Regional de Basquete, Prefeitura de Franca e Calçados On-Line. A competição tem os patrocínios de Síntese Virtual, HS Consórcios, Tênis Six Street e Escola Chuí Esportes.

 

Troféus homenageiam ex-atletas e técnicos

 

Este ano o Instituto Chuí decidiu inovar e vai homenagear ex-atletas e ex-técnicos do basquete francano. Os troféus das equipes campeãs e das seleções do campeonato receberão nomes de esportistas que contribuíram com evolução do esporte na cidade.

 

Os campeões e vice das categorias Sub-13 e Sub-15 receberão o Troféu “Michel Zamorano Curi”.  Michel é fisioterapeuta e educador físico, foi técnico das equipes de base do basquete de Franca por 20 anos consecutivos, onde ajudou a revelar jogadores como: Chuí, Fernando Minucci, Janjão, Juliano, Helinho, Fernando Pena, Gastão e Evandrinho. “O esporte sempre foi minha paixão porque ele deixa um legado de inclusão social muito forte, pois é um dos maiores veículos de educação, cultura, saúde física e mental”, disse Michel.

 

As seleções do campeonato também irão troféus personalizados. Os melhores da categoria Sub-13 terão o Troféu Hélio Rubens Garcia, nome mais vitorioso da história do Basquete Francano. Já os melhores da categoria Sub-15 irão receber o Troféu “Fausto Giannecchini”. Fausto é ídolo no basquete Franca, onde conquistou diversos títulos nas épocas de 70 e 80. Também marcou época na Seleção Brasileira com conquistas importantes como Sul Americanos e no terceiro lugar do Mundial em 1978, nas Filipinas.

Fonte: Kelven  Melo – PALAVRA FÁCIL COMUNICAÇÃO

    • Você é nosso visitante número
      5.151.397

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos