NOTÍCIAS

25/02/2018

PAULISTANO É O CAMPEÃO DA LDB

.:: conteudo_35553_1.jpg ::.

O Paulistano/Corpore é o novo campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Na noite deste domingo, diante de ótimo público no Ginásio Antonio Prado Jr, a equipe do técnico Beto Jayme venceu a decisão contra o São José Basketball, por 83 a 73, e conquistou o inédito título do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Invicto: A campanha do Paulistano foi impecável. Com 14 vitórias em 14 partidas, a equipe do técnico Beto Jayme repetiu o feito dos títulos do Solar Cearense em 2014 (28 vitórias em 28 partidas) e do Sesi Franca Basquete em 2016, que venceu nove confrontos em nove oportunidades.

O título que faltava: O inédito título da LDB foi a “cereja no bolo” da temporada do Paulistano. Em 2017, o clube conquistou os títulos dos Estaduais Sub-13, Sub-17, Sub-19 e e Adulto e agora finalizou a caminhada com o troféu do campeonato nacional Sub-20, a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

Fala aí, comandante: “É uma sensação maravilhosa. Sei o quanto esses meninos trabalham, se esforçam, treinam fora de hora, treinam com o adulto com a mesma intensidade. O título é deles, eles são guerreiros. O Paulistano abriu as portas para eles, sempre procura investir em garotos e vem dando muito certo. Agradeço muito ao Paulistano pela oportunidade que me deram, agora vamos comemorar”, disse o técnico do Sub-20 do Paulistano, Beto Jayme.

Os MVP’s: A dupla de garrafão do Paulistano fechou a sétima edição da LDB com troféu individual na mão. Depois de fazer 26 pontos na semifinal contra o Pinheiros, o ala/pivô Victão registrou um expressivo duplo-duplo de 20 pontos e 10 rebotes na decisão e faturou o troféu de MVP da Fase Final da competição. Já o pivô Dikembe, autor de 17 pontos e nove rebotes, ficou com o troféu de MVP de toda a LDB. O jogador finalizou o campeonato com médias de 13,6 pontos, 7,9 rebotes e 17,4 de eficiência.

Despedida em grande estilo: Um dos grandes destaques da campanha do título do Paulistano, o armador Gemadinha está de malas prontas para deixar o clube e fez sua despedida em grande estilo na decisão. Com expressivo 26 pontos (8/12 nos arremessos de quadra), o camisa 35 alvirrubro foi o cestinha da final antes de se juntar ao Corinthians para a disputa da Liga Ouro 2018.

Vice honroso: Em sua segunda final consecutiva, o São José fez uma campanha baseada na superação. Depois de abrir a competição perdendo os quatro primeiros jogos e correndo o risco de não se classificar para a fase final, a equipe do técnico Chris Ahemd se reergueu, foi ao Final Four e chegou a mais uma decisão. É um trabalho que, de fato, mereceu todos os aplausos.

Valentes: A valentia e o brilho nos olhos certamente foram os grandes trunfos da equipe joseense, que desbancou o “favorito” Franca na semifinal e bateu de frente com o campeão invicto Paulistano. Os destaques joseenses na partida que decidiu o título ficaram por conta do ala Pedro Rogério, com 19 pontos, do armador Lucas Lacerda, autor de 15 pontos e sete assistências, e do ala Rodrigo Maiorino, que deixou o banco e registrou 11 pontos.

Fala aí: “Nos faltou um pouco de calma no final. Tivemos calma para encostar no placar, mas não para virar o jogo. Faltou um pouco de experiência para a nossa equipe, até para nós mais experientes que estávamos a bola, de pegar a bola, acalmar o jogo e organizar. Mas o que vale é o campeonato maravilhoso que fizemos. Superamos muitas dificuldades no campeonato e fomos à final. Sem dúvidas estamos todos de parabéns”, declarou Pedro Rogério, ex-Paulistano e um dos destaques do São José.

Início alvirrubro: O início da partida foi totalmente favorável ao Paulistano, que sob o comando de Gemadinha e Dikembe, abriram os trabalhos com uma corrida de 15 a 2. Em seguida, o São José encontrou o caminho no setor ofensivo, reduziu o rtimo do ataque alvirrubro e chegou a cortar a diferença para dois pontos no início do segundo quarto (20 a 18). No entanto, o time da casa voltou a abrir boa vantagem e foi para o intervalo com sete de frente (36 a 29).

Reação joseense: Mas o São José voltou do intervalo com a “faca no dente” e aprontou uma incrível reação para cima do Paulistano. Em grande momento do ala Pedro Rogério, ex-atleta do CAP, a Águia do Vale reduziu a diferença para um ponto (44 a 43) e colocou fogo no jogo.

Final dramático: No último quarto, a pressão do São José era tanta que a diferença permaneceu em dois pontos (59 a 57), até que o Paulistano emplacou uma corrida de 8 a 0 e abriu dez pontos (67 a 57). No entanto, a vantagem alvirrubra evaporou com uma nova reação joseense (8 a 0) e caiu para dois pontos, o que deixou o jogo em aberto novamente (67 a 65).

É do CAP: Depois da corrida joseense, o Paulistano deu seu “sprint final” nos cinco minutos finais com uma corrida de 13 a 2 e ampliou a diferença para 13 pontos a menos de dois minutos para acabar. A partir daí, a torcida alvirrubra deu início à festa do título e começou a soltar o grito de “é campeão”, que ecoou ainda mais forte depois do apagar das luzes.

Foto: Divulgação/LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.631.770

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos