NOTÍCIAS

26/10/2017

Paulistano derrota Franca em pleno Pedrocão e sai na frente na final do Paulista

.:: conteudo_34476_1.jpg ::.

A primeira partida da série melhor de cinco pela final do Campeonato Paulista da Divisão Especial da Série A-1 2017, entre Sesi/Franca e Paulistano/Corpore começou como já era de se esperar. Com muito equilíbrio, emoção e competitividade do começo ao fim. No final da partida, uma vitória dramática do Paulistano por 85 a 83 (40 a 39 no primeiro tempo) e tira a vantagem francana na série. Nesta sexta-feira (27), acontece o segundo jogo da série, novamente no ginásio Pedrocão, em Franca. A TV FPB vai mostrar ao vivo a partida a partir das 19h45, com narração de Jota Silva e comentários de Ricardo Bulgarelli.

Por ter sido a melhor equipe na fase de classificação, Franca tinha a vantagem de decidir em casa, desde que vencesse seus jogos em casa. Agora, quem tem a vantagem é o Paulistano porque depois da partida desta sexta-feira, tem dois compromissos em seu ginásio, na Capital, podendo fechar a série e ganhar seu primeiro título estadual da história. Já foi vice por três vezes.

Com as duas equipes usando o que tem de mais forte na defesa (individual pressão), o jogo começou em clima de decisão e com fortes emoções. Franca, apoiado por aproximadamente seis mil torcedores que lotaram o Pedrocão, teve um melhor início, chegando a fazer parciais de 17 a 7 e 21 a 14, obrigando o técnico Gustavo De Conti a pedir os dois tempos, com o primeiro período tendo o time francano na frente em 24 a 21.

O segundo período contou com a reação da equipe da Capital, quando passou à frente em 29 a 26, obrigando o técnico Helinho Garcia a pedir tempo. E com cinco pontos seguidos do armador Henrique Coelho, o time francano voltou a passar na frente em 31 a 29, voltando a animar sua torcida. A partir desse momento, o jogo passou a ficar ainda mais equilibrado, com as duas equipes revezando na liderança do placar, até o fim do período com o Paulistano terminando na frente em um ponto: 40 a 39.

Logo no começo do terceiro período, a partida sofreu uma paralização devido um acidente com o árbitro Marcos Benito – a argola do apito entrou no dedo dele. O jogo prosseguiu apenas com dois árbitros, Jonas de Carlo e Jagob Barreto. A paralização foi benéfica para o time da Capital que aproveitou fez um parcial de 24 a 18 no período.

No início do quarto período, aproveitando os erros do adversário, o Paulistano conseguiu sua maior vantagem no jogo de 14 pontos (68 a 54). Porém, novamente empurrado pela torcida, o time francano reagiu. Com uma bola de três pontos de Lucas Cipolini, abaixou a diferença para cinco pontos (75 a 70).

Os quatro últimos minutos foram eletrizantes. O time francano chegou a diminuir para quatro pontos (78 a 74), mas com frieza, trabalhando a bola no limite dos 24 segundos, o Paulistano esfriava o torcedor francano, hora com bolas de três pontos, hora em baixo da tabela. Com tranquilidade, o vice-campeão brasileiro soube administrar os minutos finais para chegar a vitória por e reverter a vantagem. Uma final dramática por apenas dois pontos: 85 a 83.

Para o técnico Helinho Garcia, nada está perdido. “Precisamos ver onde erramos, o que podemos melhorar, fazer um jogo melhor na sexta-feira e seguir sonhando com o título. Uma coisa é certa que precisamos melhorar nos rebotes e ditar o timo do jogo o que não fizemos nesse primeiro jogo”, analisou o técnico francano.

O pivô Lucas Cipolini tinha clara a explicação pela derrota: “Falhamos na defesa. O ponto positivo do jogo é que conseguimos uma reação muito boa no quarto período, chegando no final com chance de vitória. Agora é esfriar a cabeça e buscar a reação no segundo jogo porque uma vitória é muito importante para nossa equipe seguir nesse playoff”.

“Taticamente fizemos uma boa partida, dominando os rebotes, jogando com calma e trabalhando a bola sem dar muita chance para que eles pudessem correr. Tivemos o controle do jogo e isso foi importante para chegarmos no fim e conseguir a vitória”, afirmou o capitão do Paulistano, Jhonatan Luz.

Henrique Coelho, com 25 pontos, dois rebotes, três assistências e duas bolas recuperas e Pedro Lima, também com 25 pontos, quatro rebotes e uma assistência, foram os principais destaques de Franca, seguidos por Jefferson William (15 pontos e quatro rebotes).

Pelo lado do Paulistano, Lucas Dias, com 21 pontos, seis rebotes e uma assistência foi o principal jogador, seguido por Deryk Ramos (17 pontos, seis assistências e dois rebotes) e Jhonatan Luz (10 pontos, oito rebotes, duas assistências e duas bolas recuperadas.

Franca pegou 28 rebotes, sendo que oito ofensivos e o time do Paulistano dominou o setor com 39 rebotes, sendo 14 ofensivos.

 

Série final: Sesi/Franca 0 x 1 Paulistano/Helbor

Jogo 1 –Franca 83 x 85 Paulistano, Pedrocão, em Franca

Jogo 2 – dia 27/10, 20h10 - ginásio Pedrocão, em Franca

Jogo 3 – dia 30/10, 19h30 - ginásio Antônio Prado Júnior, Capital

Jogo 4 – dia 31/10, 19h30 - ginásio Antônio Prado Júnior, Capital*

Jogo 5 – dia 02/11, 18h00 - ginásio Pedrocão, em Franca*

*Se necessário

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBAL

JUAREZ ARAÚJO

    • Você é nosso visitante número
      16.639.176

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos