NOTÍCIAS

22/10/2017

Croata Aleksandar Petrovic é o novo técnico da seleção brasileira de basquete

.:: conteudo_34432_1.jpg ::.

A seleção brasileira masculina de basquete tem um novo técnico. E ele será estrangeiro. Aleksandar Petrovic, 58 anos, ex-treinador da seleção da Croácia, será apresentado na próxima semana como comandante do Brasil para a disputa das Eliminatórias para o Mundial de 2019, na China, e para o restante do ciclo olímpico até Tóquio 2020. Petrovic deixou o cargo de treinador da seleção do seu país após a última EuroBasket, em setembro, quando o time foi eliminado nas oitavas de final para a Rússia.

Em setembro, Petrovic já era tratado como o favorito para assumir o Brasil, o que confirmou-se. Na mesma época, a Confederação Brasileira de Basketball costurava com o Comitê Olímpico do Brasil um acordo para que a entidade ajudasse nos salários do profissional, tido como de primeira linha no basquete europeu e mundial. Com o acerto entre CBB e COB, a vinda de Petrovic pôde enfim ser sacramentada.

O comandante fará a sua estreia possivelmente no debute do Brasil nas eliminatórias, em 24 de novembro, diante do Chile, em Santiago. O mais provável é que a comissão técnica da América Cup, com César Guidetti e Bruno Savignani, permaneça dentro do novo formato sob a direção de Petrovic. O primeiro jogo em solo brasileiro será no dia 27 de novembro, contra a Venezuela, no Rio de Janeiro.

Petrovic foi jogador de basquete e conquistou o bronze nas Olimpíadas de Los Angeles 1984. Ele se aposentou em 1991 para tornar-se treinador. Em 1995, assumiu a seleção da Croácia pela primeira vez. Ele teve mais duas passagens por lá. Também comandou a Bósnia e Herzegoniva e outros clubes como o Sevilla, Cibona, Wloclawek, Lleida, Scafati, Zadar, Cedevita, entre outros.

No ano passado, Petrovic esteve no Brasil com a seleção da Croácia para a Olimpíada do Rio de Janeiro, quando inclusive enfrentou a seleção brasileira e venceu na fase de grupos.

Foto: Getty Images

Fonte: https://globoesporte.globo.com

Colaboração: Rodrigo Favero Garcia

    • Você é nosso visitante número
      16.576.371

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos