NOTÍCIAS

12/05/2017

HORTÊNSIA ROSITO CONSIDERA BENÉFICA PRESENÇA DO PSICÓLOGO NA COMISSÃO TÉCNICA DE UMA EQUIPE DE ALTO RENDIMENTO

.:: conteudo_32568_1.jpg ::.

A psicóloga Hortênsia Rosito considerou amplamente salutar e extremamente benéfico aos atletas profissionais, à aprovação do Senado Federal em relação à presença continuada de um profissional habilitado de Psicologia, integrando comissões técnicas das equipes esportivas, especialmente nas de alto rendimento, independente da modalidade. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 13/2012 foi aprovado na ‘Comissão de Educação, Cultura e Esporte’ no dia 25 de abril.

 

De acordo com a experiente psicóloga, os jogadores convivem diariamente com situações de stress e ansiedade, entre outras coisas, e precisam ter boa saúde física e também – ou principalmente – mental. “A aprovação desta Lei e sua imediata aplicação poderão combater lacunas importantes no treinamento e formação do atleta”, explica Hortênsia, lembrando que a Lei Pelé já obriga que os clubes garantam assistência psicológica aos atletas da base.

 

“Para o atleta profissional, seja qual for o esporte, o comportamento da torcida pode ser altamente estimulante e motivador, assim como também é fonte de pressão. São diversas as pressões necessariamente enfrentadas pelo atleta: da equipe, como processo de grupo; do técnico; da torcida; além de aspectos individuais”, acrescenta.

 

“O suporte psicológico pode evitar que pressões desencadeiem ansiedade, depressão ou queda da autoestima. O preparo psicológico contínuo certamente fortalecerá o equilíbrio psicodinâmico, atingindo direta e positivamente o desempenho esportivo do jogador”, completa Rosito.

 

Caso nenhum recurso seja apresentado, Projeto de Lei do Senado (PLS) 13/2012, de autoria do ex-senador Marcelo Crivella, será enviado para apreciação dos deputados. Se modificada na Câmara dos Deputados, a preposição retorna ao Senado, caso contrário, seguirá para sanção do presidente da República, Michel Temer.

 

“A Lei em questão favorecerá o aprimoramento da Psicologia em suas múltiplas aplicações. A necessidade do suporte psicológico ao atleta tem sido discutida sem sofrer atitudes efetivas”, finaliza Hortênsia Rosito.

 

Foto: Divulgação

Fonte: ASE

    • Você é nosso visitante número
      16.693.536

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos