NOTÍCIAS

16/04/2017

Irã promove 1º jogo feminino com homens na torcida sob olhares da Fiba

.:: conteudo_32309_1.jpg ::.

Uma partida de basquete marcou a história do Irã na última quinta. Pela primeira vez, homens receberam permissão para assistir da arquibancada a uma partida entre mulheres, em Teerã. O amistoso entre as equipes Gaz e Koosha Sepehr foi promovido pelo secretário-geral da Fiba (Federação Internacional de Basquete), Patrick Baumann.

- Este é um momento histórico para o esporte feminino no Irã. Gotaria de agradecer a Federação Iraniana de Basquete e as autoridades iranianas por fazer acontecer esse evento sem precedentes - disse Baumann, que também é membro do Comitê Olímpico Internacional.

O amistoso foi também uma oportunidade para a Fiba observar um jogo em que as jogadoras usaram o hijab. No próximo mês, a entidade máxima do basquete vai votar a permissão para que a tradicional vestimenta islâmica seja aceita em todas as partidas da modalidade.

O lobby dos islâmicos para que a Fiba mude sua política de permissão ao hijab é antigo, mas ganhou força em 2014, depois que o Catar desisitiu de participar dos Jogos Asiáticos por não ter permissão para usar a vestimenta. As normas da Fiba atualmente consideram o hijab um equipamento que pode causar lesões em outras jogadoras, por isso a vestimenta não é liberada no momento.

Foto: Divulgação/Fiba

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Colaboração:

Rodrigo Favero Garcia 
favero_garcia@hotmail.com

    • Você é nosso visitante número
      16.688.620

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos