NOTÍCIAS

31/07/2016

SELEÇÃO BRASILEIRA CHEGA AO RIO COM RECORDISTA ADRIANINHA

.:: conteudo_28187_1_1.jpg ::.

Rio de Janeiro A Seleção Brasileira Adulta Feminina desembarca, nesta segunda-feira (dia 1º), às 10h de Brasília, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de janeiro, para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Já na Vila Olímpica, os primeiros compromissos do Brasil serão os amistosos contra as seleções da Sérvia, na terça-feira (2), às 10h, e a China, na quarta (3), às 9h.

A armadora titular da Seleção Brasileira, Adrianinha Moisés, já havia anunciado que os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, seriam seu último torneio representando a equipe nacional. Mas acabou voltando atrás em sua decisão, e agora vive a expectativa de disputar sua quinta Olimpíada e se tornar a atleta brasileira da modalidade com maior número de participações na competição.

“É um momento muito especial e nunca pensei que atingiria essa marca. Tenho um sentimento de gratidão enorme e devo isso ao basquete e a todos que passaram pela minha carreira desde o início. Jogo na seleção há 20 anos e vem na minha memória os meus treinadores, as minhas companheiras de equipe, algumas que já pararam de jogar, as que ainda estão aqui e as que vão continuar. Agradeço sempre a minha família e a Deus que me proporcionaram ter esse momento na minha vida. O basquete é um esporte desgastante fisicamente e só agora no final da carreira que sofri com lesões. Isso também me ajudou muito para que tivesse uma vida esportiva longa e chegasse até aqui. Por isso só tenho a agradecer a tudo e a todos”, contou, emocionada.

Adrianinha chega ao Rio de Janeiro prometendo um grande espetáculo para a torcida brasileira. 

“É um sonho. E o fato de estar sendo no Brasil torna esse momento ainda mais especial. Sinto um frio na barriga toda vez que visto a camisa do Brasil e que entro em quadra para defender meu país. É um orgulho muito grande”, disse. “Estou convicta de que vamos ter grandes jogos e contamos com o apoio e a torcida do Brasil inteiro", declarou.

A armadora estreou nos Jogos Olímpicos em Sydney 2000, quando voltou para casa com a medalha de bronze. Depois participou das últimas campanhas brasileiras em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.

“Tive o prazer de jogar ao lado de atletas muito boas nesses 16 anos de seleção olímpica. Hoje nos preparamos para mais uma edição e a poucos dias da estreia vejo as jogadoras que estão aqui também como uma mescla muito boa. São meninas com experiência internacional e algumas mais novas, mas que possuem potencial. Espero que a gente consiga traduzir isso na quadra. Se conseguirmos usar bem essa mistura e colocar em prática nossa força coletiva, podemos surpreender. Tem muita gente que não acredita na nossa equipe, mas o importante é acreditarmos em nós mesmas”, pontuou.

O técnico Antônio Carlos Barbosa foi o responsável por levá-la à Olimpíada de Sydney 2000 e Atenas 2004. A paulista de Franca agora encerra sua carreira com a equipe nacional sob o comando do mesmo técnico que a convocou pela primeira vez para os Jogos Olímpicos.

“Eu gosto muito do estilo de trabalho do Barbosa. Eu acho que a parte dele é feita no treinamento. E eu prefiro esse estilo de técnico que treina a jogadora e passa a confiança completa para o time e para a armadora em quadra. Isso é muito importante. Como armadora, espero fazer o meu melhor, assim como sei que minhas companheiras irão fazer. Jogar com garra e alegria, e que esse nosso melhor nos leve a merecer o que o basquete feminino merece: uma medalha olímpica”, concluiu Adrianinha. 

Desde que o basquete feminino passou a integrar o programa olímpico, em Montreal 1976, a única atleta a ter alcançado a marca de cinco participações nos Jogos foi a americana Teresa Edwards, tetracampeã olímpica (Los Angeles 1984, Seul 1988, Atlanta 1996 e Sydney 2000) e medalhista de bronze em Barcelona 1992. A recordista brasileira era Janeth Arcain, com quatro participações (Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004).

Jogos Rio 2016

Na Olimpíada o Brasil está no grupo “A” e faz sua estreia contra a Austrália (6 de agosto, às 17h30), medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012. Depois terá como adversários o Japão (8, às 17h30), campeão asiático, e as outras três seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial: Bielorrússia (9, às 15h30), França (11, às 15h30) e Turquia (13, às 15h30). A fase de grupos será disputada na Arena da Juventude, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. A partir das quartas de final, o basquete feminino terá seus jogos na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca.

A Seleção Brasileira Adulta Feminina tem o apoio do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
Nome – Posição – Idade – Altura– Clube – UF


Adriana Moisés Pinto Mafra – Armadora – 37 anos – 1,70m – Uninassau / América (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 28 anos – 1,82m – Chicago Sky (EUA) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Ala/pivô – 23 anos – 1,92m – Corinthians/Americana (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 34 anos – 1,96m – Chicago Sky (EUA) – RJ
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 22 anos - 1,80m – Sampaio Basquete (MA) – BA
Iziane Castro Marques – Ala – 34 anos – 1,82m – Sampaio Basquete (MA) – MA
Joice Cristina de Souza Rodrigues – Armadora – 29 anos – 1,76m – Corinthians / Americana (SP) – SP
Kelly Santos Muller– Pivô – 36 anos – 1,93m – Uninassau / América (PE) – SP
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 27 anos – 1,95m – Sampaio Basquete (MA) – SP
Palmira Cristina Marçal – Ala –32 anos – 1,78m – Sampaio Basquete (MA) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 24 anos – 1,72m – Uninassau / América (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 25 anos – 1,81m – Uninassau / América (PE) – SP
Média de Idade: 29,2 anos
Média de Altura: 1,83m

Comissão Técnica
Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Coordenadora de Seleções: Adriana dos Santos Lopez
Técnico: Antonio Carlos Barbosa
Assistentes técnicos: Cristiano Cedra e Júlio César Patrício
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad 'Vita'
Fisiologista: Rafael Júlio de Freitas Guina Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Tatiana dos Santos Cardoso
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Joyce Aparecida Tozetto
Psicóloga: Paula Teixeira Fernandes

Jogos Olímpicos Rio 2016
Local: Arena da Juventude (Deodoro) e Arena Carioca 1 (Barra da Tijuca)
Data: 6 a 21 de agosto

Grupo “A” 
Austrália, Brasil, Japão, França, Bielorrússia e Turquia.

Grupo “B” 
Canadá, Estados Unidos, Senegal, Sérvia, China e Espanha.

# Programação dos Amistosos

- Amistoso: Brasil x Sérvia
Local: Rio de Janeiro
Dia e horário: 2 de agosto / 10h de Brasília

- Amistoso: Brasil x China
Local: Rio de Janeiro
Dia e horário: 3 de agosto / 9h

Foto: CM

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.685.289

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos